Fátima

Aveiro
27 de janeiro de 2019

Santuário de Fátima

 
Fátima é uma cidade no centro de Portugal que abriga o Santuário de Fátima, um local de peregrinação católica. Este lugar ficou bastante conhecido e se tornou um dos mais importantes destinos de turismo de religioso internacional.

Lá é possível conhecer a Capelinha das Aparições, que marca o local onde alegadamente a Virgem Maria apareceu em 1917, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, com os seus anjos dourados, e a moderna Igreja da Santíssima Trindade. Além deles, tem também o Museu de Arte Sacra e Etnologia que exibe artefatos religiosos e casa dos três pastorinhos, onde pode-se compreender melhor a história dos principais personagens que marcaram a cidade.
 

O que fazer

 
Chegando em Fátima de ônibus, a primeira parada já é o Santuário de Fátima que fica próximo a Rodoviária da cidade.
Na entrada se vê Igreja da Santíssima Trindade
 

Capelinha da Aparições


Pagar as promessas


Basílica de Nossa Senhora do Rosário


 
Mais a frente fica localizado o Basílica de Nossa Senhora do Rosário que começou a ser construída em 1928, em estilo neo-barroco, segundo um projeto do arquiteto neerlandês Gerardus Samuel van Krieken.

Ergue-se no local onde os Pastorinhos brincavam a fazer uma pequena parede de pedras quando viram o clarão que os fez pensar ser uma trovoada, em 13 de Maio de 1917. A primeira pedra foi benzida pelo Arcebispo de Évora, D.Manuel da Conceição Santos, em 1928, tendo a sagração ocorrido em 7 de Outubro de 1953. Em 1954 foi-lhe concedido o título de Basílica Menor, pelo Papa Pio XII.

Por cima da porta principal da entrada da Basílica, encontra-se um mosaico que representa a Santíssima Trindade a coroar Nossa Senhora.
 

9
10
8
11

Túmulo dos Pastorinhos


 
A Basílica é lindíssima e dentro dela encontra-se os túmulos dos Pastorinhos, os irmãos Francisco Marto, Jacinta Marto e Lúcia, localizados respectivamente no extremo direito e esquerdo do transepto.
 

12
13
14
15
17

Continuando a Peregrinação


 
Continuando o roteiro, seguimos para conhecer a casa dos três Pastorinhos.
O que é bem interessante na cidade de Fátima, é que tudo nela remete a história deles, os restaurantes, cafeterias, lojas e até ruas como nomes dos Pastorinhos ou menção à eles.
 

18
19
20
21
 

Algumas Curiosidades

 

1
A coroa no topo da Basílica de Nossa Senhora do Rosário pesa SETE TONELADAS. Esta é uma obra do arquiteto Gerardus Samuel van Krieken, que tem no topo da torre sineira esta coroa de bronze construída e fundida no Bolhão, no Porto. A este peso somam-se ainda 62 sinos, com o maior destes a pesar mais três toneladas.
 


2
Na entrada nascente do santuário há um pedaço do MURO DE BERLIM, oferecido por um português que vivia na Alemanha. Depois da queda, foram vários os blocos deste muro que foram levados para várias partes do mundo.