Coimbra
23 de outubro de 2019
Frankfurt em 3 dias
23 de outubro de 2019
parallax background

Roteiro de 1 dia em Aveiro

Aveiro é conhecida como a “Veneza de Portugal”. Fundada junto à uma laguna conhecida como Ria de Aveiro, se destaca pelos canais navegados por “moliceiros” que são barquinhos coloridos, usados para apanhar moliços, uma alga aquática utilizada na agricultura.

Optamos por ir a Aveiro de forma prática, rápida e econômica, através de comboio Urbano saindo da cidade do Porto. Há 2 estações principais: Campanhã e São Bento, esta última é mais central e também é considerado um dos principais monumentos da cidade, repleta de painéis em azulejos e arquitetura de influência francesa.

OBS: Você pode fazer essa viagem sozinho num roteiro a pé ou através de excursões que também valem muito a pena, dependendo do seu tempo e logística disponível.
O Bilhete pode ser comprado diretamente na Bilheteria da Estação, geralmente durante a semana há comboios com saídas a cada 1 hora e nos Finais de Semana a cada 2 horas (você também pode baixar o App CP Comboio e verificar os horários para se programar).

Depois de comprado seu bilhete, basta acompanhar no letreiro da Estação a Linha e horário de chegada para aguardar e, vale ressaltar que não há marcação de lugares nesse tipo de comboio, ou seja, assim que o Trem chegar é só entrar e escolher seu assento (dificilmente eles ficam lotados).

O preço do bilhete normal custa em torno de 3,50 euros por trecho/pessoa, mas fiquem atentos, pois algumas vezes há promoções principalmente em dezembro e no verão entre julho e agosto com valores de 2,00 euros ida e volta/pessoa. Sensacional né? A duração da viagem é aprox. 1h com paradas em algumas cidades.

seguro viagem2

Alguns passeios


Chegando em Aveiro; a nossa sugestão de primeiro local para conhecer é a Praia da Costa Nova do Prado (mas você pode optar também em fazer no final do seu roteiro).
Para chegar até essa Praia, pegamos um ônibus que sai do Terminal Rodoviário de Aveiro. Sem mistérios, você consegue chegar fácil, pois ela é quase que integrada a estação de comboio (são aprox. 240 metros):

Dentro do Terminal tem a placa com os horários de saídas dos ônibus.
Basta se dirigir as linhas de Chegada/Saídas esperar o ônibus com destino a Costa Nova (O Ônibus tem a identificação do destino) e o bilhete pode ser comprado diretamente com o motorista.

Quando fizemos essa viagem o valor era de 2,90 euros cada trecho/por pessoa.

Costa Nova

Entre a Ria de Aveiro e o mar se encontra Costa Nova que encanta á todos com as casinhas com riscos coloridos, que antigamente eram armazéns para pescadores e depois foram adaptadas para alojamentos e residências para férias de veraneio.
Esse é um passeio imperdível para conhecer as casinhas, andar pelo calçadão da praia e apreciar a beleza desse lugar.

Retornando a Aveiro, é hora de fazer o passeio de Moliceiro pela Ria, que dura em torno de 45 minutos (ida e volta), saindo dos Cais de embarque com um guia explicando sobre os canais, as pontes e a história da cidade. Quando fizemos este passeio pagamos 10,00 euros por pessoa e compramos diretamente no Local.
E com certeza, é um passeio com uma visão diferente da cidade.

Após o passeio, fomos almoçar no Fórum Aveiro, um complexo de Lojas e restaurantes, muito organizado com excelente estrutura.
E logo depois fizemos o nosso lanche, logo na saída do Fórum há um quiosque que vende as famosas Tripas de Aveiro e, é claro que não poderíamos deixar de provar. Além da tripa provamos também os icônicos "Ovos Moles de Aveiro" que são ofertados em diversas cafeterias e restaurantes.
Afinal se vai à Aveiro tem que provar esses famosos doces da região. Vai que você goste hein?

Em seguida, fomos conhecer a Sé de Aveiro e logo ao lado há também o Museu de Aveiro – Santa Joana e o valor para entrada era de 4,00 euros/por pessoa.

Aproveitamos também para fazer um passeio de Bicicleta (GRATUITOO!!).
Pertinho da ponte há várias bicicletas e um Quiosque que faz o atendimento. Você só precisa deixar seu Passaporte como garantia e retirar a bicicleta para passear. Não tem tempo limite, mas fique atento ao horário de funcionamento que é de 09h00 à 17h00, pelo menos no dia que fomos foi assim. Então é sempre bom confirmar junto ao atendente para não ter imprevistos.

Seguindo de volta rumo a estação de Comboio, você pode apreciar a paisagem linda das Pontes sob a Ria, uma delas é a Ponte Laços de amizade e que chama atenção por estar repleta de laços que simbolizam o amor e a amizade, iniciado por dois estudantes que deixaram o desafio para todos que passam por ali.


É IMPORTANTE LEMBRAR que essa viagem à Aveiro também pode ser combinada com uma visita à Cidade de Águeda, que passou a ser conhecida mundialmente através do Umbrella Sky Project que coloriu a cidade com os guarda-chuvas suspensos, fitas e balões, além dos bancos, postes e fachadas cobertas por obras de arte, deixando as ruas lindas e alegres.

Gastos Estimados

Comboio: 2,00 a 7,00 euros (Ida e Volta)


Ônibus: 5,80 euros (Ida e Volta)


Almoço = Depende do seu estilo de viagem, gostos e etc, mas há opções a partir de 4 a 5 euros por pessoa.


Tripas: 1,50 a 3,00 euros


Ovos Moles: Compramos a caixa de 4,50 (com 6 unidades).


Ovos Moles: Compramos a caixa de 4,50 (com 6 unidades).


Outros Gastos que você pode ter: Lanches, Água, Jantar, etc.



Quer um Roteiro e Pacote exclusivo pela Europa e não sabe por onde começar?


Fale com a gente diretamente pelo e-mail: contato@viajardireto.com.br
Siga a gente no Instagram e Facebook e acompanhe todas as nossas viagens, sugestões e Roteiros: @viajardireto

Nosso blog é mantido por você, seguidor que viaja com a gente!


Quando você reserva seu hotel com os links aqui do site, você não paga nada a mais por isso. Já nosso blog recebe uma pequena comissão, paga pelo Hotel Hurbano. É assim que você apoia nosso conteúdo e ajuda nosso blog a crescer.
Você também nos ajuda muito quando contrata seguro viagem com a Real Seguro Viagem, compra chip de internet para uso internacional Viaje Conectado e compara preços e aluga carro com a RentCars (sem pagar IOF!).
Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.